Qual a diferença entre marketing, publicidade e ações promocionais?


Qualquer empresa, esteja ela entrando agora no mercado ou já com anos de experiência, tem o objetivo essencial de gerar lucro. Isso só é possí­vel por meio de vendas de seus produtos e serviços. Para cativar clientes novos e fidelizar os antigos, há diversos mecanismos de marketing, comunicação e ações promocionais. Todos esses termos são, muitas vezes, utilizados como sinônimos, mas há algumas diferenças. Vamos saber como reconhecer cada tipo de estratégia.
O que é Marketing?
De todos esses conceitos, Marketing é o termo mais amplo e genérico. Por Marketing, entende-se o conjunto de ações de uma empresa voltadas para o mercado. É a alma da empresa, responsável por definir quais produtos e quais serviços serão comercializados, quais são as características de cada produto e de cada serviço (tamanhos, cores, embalagens etc), quais valores deverão ser cobrados por cada item comercializado, quais formas de pagamento serão aceitas, em quais regiões a empresa comercializará seus produtos, quem é o público-alvo dessa empresa, quais serão os mecanismos de venda (lojas físicas, plataforma online) e quais meios serão utilizados para divulgar esses produtos.
O que é publicidade?
Como vimos, o marketing é um conceito bastante amplo. Uma das funções do marketing é definir quais são as melhores estratégias para divulgar uma empresa, seus produtos e serviços. A publicidade é um desses meios de promover as marcas. Assim sendo, podemos concluir que a publicidade é uma ferramenta existente dentro do conceito de marketing.
A publicidade é uma atividade puramente de comunicação. Nela, não se interfere nos produtos, na logística ou nos preços. Para realizar essa divulgação, são elaborados textos, imagens ou ví­deos, dependendo do meio de comunicação utilizado: televisão, rádio, jornais, revistas, internet, cartazes, painéis, flyers, entre outros. A utilização de diferentes mídias para divulgar as empresas é a característica da publicidade.
O que são ações promocionais?
Assim como a publicidade, as ações promocionais também são formas de comunicar ao público os benefícios dos produtos, serviços e das empresas, de forma geral. Também são, portanto, ferramentas de marketing.
Ao contrário da publicidade, as ações comerciais não se utilizam da mídia tradicional para atrair clientes. Ao contrário, são ações geralmente desenvolvidas nos próprios pontos de vendas, ou nos arredores, para impactar clientes de modo mais direto. Ofertas, distribuição de brindes, degustação e demonstração, concursos, sorteios, eventos e desenvolvimento de aplicativos são alguns exemplos de ações promocionais.
Produtos Infláveis
Agora que você já sabe diferenciar Marketing, Publicidade e ações Promocionais, você deve estar se perguntando: onde se encaixam os infláveis promocionais? Como são utilizados nos pontos de venda, nos arredores ou em eventos corporativos, os produtos infláveis se enquadram dentro da categoria de ações promocionais. Eles são ferramentas que impactam o consumidor de uma maneira mais criativa, sem utilizar a mídia tradicional, mas sempre servindo a um objetivo de marketing específico.
Qual a diferença entre marketing, publicidade e ações promocionais?Lançamento de produtos: Como divulgar?
A diversidade de opções é muito vantajosa para as empresas. Podem ser tendas para degustação ou demonstração de produtos em eventos, mascotes interativos, logotipos tridimensionais e roof tops aplicados no próprio ponto de vendas são alguns dos meios de se utilizar produtos infláveis em ações promocionais.
Os produtos infláveis atraem a atenção de quem passa, são mais lúdicos, chamam a atenção para as lojas e empresas, e ainda são práticos.

0 comentários:

Postar um comentário